terça-feira, 13 de maio de 2008

Relação Líbano-Síria

DAÍ VEM A RELAÇÃO ESTREITA COM A SÍRIA, POIS OS SÍRIOS CONSIDERAM O LÍBANO PARTE DE SEU TERRITÓRIO HISTÓRICO, " A GRANDE SÍRIA" , QUE FOI DESMEMBRADA PELA FRANÇA!
Após a independência da França, o primeiro governo independente da Síria é deposto por um golpe militar em 1949.
Com a aproximação entre Israel e Estados Unidos a Síria recebe armas da União Soviética.
O impasse se exacerba em 06 de outubro de 1973, dia de um feriado judaico, a Síria, com o Egito, ataca Israel, mas não obtém êxito na recuperação das colinas de Golã.
E a Síria sempre se mantém contra acordos de paz que beneficiem Israel.
A Síria está entre os países acusados pelo governo dos Estados Unidos de patrocinar o terrorismo. Embora reprima grupos islâmicos radicais em seu território, o país apóia organizações anti-Israel no exterior, como o movimento Hezbollaz ou o Hamas Palestino.
Em 2005, depois de 29 anos, a Síria retira seus soldados do Líbano.

Composição da religião na Síria:
islamismo 92,1%; cristianismo 5,2%, sendo 2,7% ortodoxos
Quando o governo sírio enviou tropas ao Líbano? E por quê?
Em abril de 1975, uma guerra civil colocou em confronto uma coalizão muçulmana (sunitas, xiitas e drusos), aliada dos palestinos, a uma aliança maronita cristã de direita. O exército libanês fragmentou-se em facções rivais, e o governo praticamente deixou de funcionar. Em 1976, diante da iminente vitória do bloco esquerdista, a Síria invadiu o país para defender os cristãos, mas a aliança destes com Israel levou os sírios a mudar de lado. Durante o conflito, a Síria trocou de aliados várias vezes e passou a dominar o território e as instituições libanesas. A Síria chegou a ter em território libanês mais de 40.000 soldados. Oficialmente a guerra civil terminou em 1990 e deixou saldo de 150.000 mortos.
O que o exército da Síria fazia no Líbano?
Teoricamente, com a quase inexistência do exército libanês, as tropas mantiveram a ordem e a paz dentro do país, além de garantir a segurança contra invasões.
Quem queria a saída dos soldados sírios do Líbano?
Os cristãos, sunitas, drusos, a oposição, e a comunidade internacional, capitaneada pelo presidente dos Estados Unidos George W. Bush (foto), que pedia o cumprimento da Resolução 1559 do Conselho de Segurança da ONU. O documento estipula a retirada total e imediata das tropas sírias e o desarme das milícias.

Nenhum comentário: