terça-feira, 13 de maio de 2008

ISLAMISMO

Texto do livro o qual mencionei abaixo, Atlas das Religiões
Verde escuro: 80% ou mais
Verde claro: 50 a 79%
Laranja mais escuro e mais claro: menos de 10%

Há 1,34 bilhões de muçulmanos, ou 20% da população mundial. O islamismo é a religião oficial de 25 países.
As duas principais tradições do islã são o sunismo e o xiismo. Após a morte do profeta Maomé, a liderança da comunidade muçulmana se transmitiu a uma série de Califas("sucessores). Em meados do século 7º, no caleifado de Ali(genro de Maomé), alguns passaram a acreditar que a liderança da comunidade deveria ser hereditária; eles ficaram conhecidos como xiitas("os partidários de Ali"). Mas a maioria afirmava que os califas deveriam ser democraticamente eleitos, consoante a Suna, que são as máximas e os costumes estabelcidos pelo profeta: esses são os sunitas. Hoje há mais de 1,1 bilhão de sunitas, que constituem maioria em grande parte dos países islâmicos. Os xiitas são 124 milhões e têm maioria no Irã, Iraque, Bahrein, Azerbaijão e Iêmen.
Tanto entre sunitas quanto entre os xiitas, há várias tradições e várias escolas de interpretação da lei islâmica. Estão muito disseminadas as escolas sunitas, como a maliquita, que domina a maior parte da África muçulmana. No xiismo, há tradições mais localizadas, como os alauístas e drussos ma Síria e no Líbano.
A tradição ibadita teve origem nas décadas imediatamente posteriores à morte de Maomé, antes da cisão entre sunitas e xiitas. Pequenas comunidades de ibaditas(que são predominantemente beduínos) são encontrados nos desertos da Arábia, no Iraque e no norte da África.

Nenhum comentário: