sexta-feira, 2 de maio de 2008

Manifesto na praia de Boa Viagem com 500 "corpos"

O PE Body Count é uma ONG que divulga
através de um contador o número de homicídios em Recife


Centenas de sacos plásticos mudaram a paisagem da Praia de Boa Viagem, nesta quinta-feira (01). As 500 lonas pretas que cobriam montes de areia representavam as mais de 1500 pessoas assassinadas este ano, em Pernambuco. O ato promovido pelo movimento Recife pela Paz, no principal cartão postal da cidade, tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para a matança no Estado.
Os sacos foram identificados com os nomes das cem últimas vítimas de homicídios em Pernambuco. Os dados foram fornecidos com pelo PEbodycount. Na ocasião, a ONG Rio de Paz lançou um manifesto com a sugestão de 15 medidas direcionadas à área de segurança pública.
O assessor de comunicação da Secretaria de Defesa Social, Joaquim Neto, admite que os números de homicídios são altos, mas assegura que este ano o índice caiu 6% e atribui isso ao desmantelamento de 13 esquadrões da morte.
Ele também argumenta que a taxa de homicídios no Recife é alta em comparação com outras cidades porque a SDS contabiliza os dados de maneira mais próxima da realidade. "Outros estados não contabilizam mortes causadas por policiais como assassinatos ou consideram uma chacina com sete vítimas como apenas um caso de morte", diz Neto. "Nós não fazemos isso".

Nenhum comentário: