sexta-feira, 9 de maio de 2008

Junta Militar pode ter desviado alimentos para sua tropa

Nas Filipinas, duas dezenas de activistas manifestaram-se esta quarta-feira,
junto da embaixada de Myanmar contra o referendo constitucional previsto para o próximo sábado.


Além da tragédia, há desconfiança que os suprimentos alimentares recebidos até agora esteja sendo estocado para alimentar a tropa, e por isso a Junta Militar não quer a presença de voluntários no país... É um absurdo!


ONU acusa Junta Militar de confiscar ajuda humanitária em Mianmar
Publicidade

da Folha Online


A ONU (Organização das Nações Unidas) ameaçou nesta sexta-feira suspender o envio de alimentos e remédios para as vítimas do ciclone Nargis, que atingiu Mianmar há seis dias, matando mais de 23 mil pessoas, acusando a Junta Militar confiscou os mantimentos.
"Todos os alimentos e equipamentos que conseguimos enviar foram confiscados", disse Paul Risley, porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (WFP, em inglês), da ONU em Bancoc.

"A frustração causada pelo que aparentemente é um atraso desnecessário é algo sem precedentes no envio de ajuda humanitária", disse Risley. "É algo espantoso".
A carga confiscada incluiria 38 toneladas de biscoitos energéticos-- chegou a Mianmar em dois vôos da ONU vindos de Dacca (Bangladesh) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).
O diretor regional do WFP, Tony Banbury, fez um apelo para que a Junta liberasse os artigos. ´


O Ministério de Relações Exteriores de Mianmar (antiga Birmânia) anunciou nesta quinta-feira que o país quer ajuda e material de emergência do exterior, mas não necessita de voluntários estrangeiros para auxiliar os desabrigados pelo ciclone Nargis.
Em declaração publicada no jornal do governo, o ministério informa que Mianmar ainda "não está pronto" para receber voluntários depois do ciclone, anunciando que alguns voluntários foram deportados.

Nenhum comentário: