quinta-feira, 8 de maio de 2008

EUA e Mianmar

ONU culpa falta de alerta por tragédia
e diz que a demora em aceitar ajuda causará mais mortes


O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, anunciou em setembro próximo passado sanções americanas contra Mianmar na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Bush pediu aos outros membros da organização que tomem medidas contra a junta militar que governa o país. Os EUA irão estabelecer sanções econômicas contra os líderes do regime e seus apoiadores financeiros", afirmou Bush.
"Nós colocaremos uma expansão aos vetos de visto para esses responsáveis pelas mais flagrantes violações dos direitos humanos", disse Bush, agregando que os americanos se sentem ofendidos pelos abusos em Mianmar.




HOJE:

Os Estados Unidos ainda estão esperando a permissão de Mianmar para dar início aos vôos de ajuda humanitária para os sobreviventes do ciclone Nargis, que atingiu o país no último sábado (3), informou o embaixador dos EUA na Tailândia, Eric John.
"Nesta manhã, nós e nossos aliados tailandeses pensamos que tínhamos uma decisão da liderança birmanesa para deixar o C-130 [avião que transportará os suprimentos] entrar. Até agora, não temos essa decisão", afirmou John em uma conferência de imprensa na capital tailandesa, Bancoc.


"Nós não temos ainda a permissão para que o C-130 entre, mas eu enfatizo 'ainda'", disse ele. Mais cedo, o comandante supremo tailandês Boonsrang Niumpradit disse à Reuters que o Exército dos EUA havia obtido permissão e um oficial da embaixada confirmou a informação.
A decisão foi uma surpresa por causa da enorme desconfiança entre os antigos generais de Mianmar e Washington, que impôs duras sanções para tentar terminar com décadas de domínio militar.
A comunidade internacional tem pressionado a Junta Militar de Mianmar a permitir que suas portas fiquem abertas para uma operação de ajuda internacional para atender as vítimas do ciclone, considerado o mais grave na Ásia desde 1991, quando 143 mil pessoas morreram nas vizinhanças de Bangladesh.

Nenhum comentário: