quinta-feira, 15 de maio de 2008

LÍBANO - PARTE II


Guerra Fria -1982


No Começo da semana postei um breve histórico do Líbano, permitindo entender conceitos como Hezbollah, xiitas, sunitas, Síria e Líbano X Israel, EUA X Síria, então hoje quero retomar essa história voltando para o período da Guerra Fria, ok? assim podemos depois conectar os interesses dos EUA hoje em dia.
GUERRA FRIA
Na década de 1950, a Guerra Fria entre Estados Unidos(EUA) e União Soviética(URSS) reflete-se na política interna libanesa e soma-se a antigas diferenças étnicas e religiosas. Insurreições muçulmanas contra o presidente maronita, Camille Chamoun(pró EUA), eclodem em 1958, com inspiração nos regimes pró-soviéticos da Síria e do Egito. Tropas dos EUA desembarcam no país e provocam imediato protesto soviético. A crise é contornada com a substituição de Chamoun e a retirada norte-americana.
IGREJA MARONITA
A Igreja Maronita é uma igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder Igreja Católica Apostólica Romana. Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio, diferente do rito latino adotado pelos católicos ocidentais.O rito maronita prevê a celebração da missa em língua aramaica. Os maronitas tiveram vários de seus religiosos canonizados ou beatificados.

Nenhum comentário: