terça-feira, 13 de maio de 2008

LIBANO - PARTE I - Risco de nova guerra civil. O que vc entende disso tudo?

mapa da região do conflito entre Israel e Líbano
Um conflito, o pior ocorrido internamente no Líbano desde a guerra civil (1975-1990), teve início neste mês depois de o governo decidir desmantelar a rede de comunicações do braço militar do Hizbollah. O grupo afirmou então que o governo havia declarado guerra.
A violência ocorre após 17 meses de impasse entre a oposição liderada pelo Hizbollah, que demanda maior poder no governo, e a coalizão governista. A disputa pelo poder paralisou o país e o deixou sem presidente desde novembro passado.
Os EUA acusam a existência de ligações entre o Hizbollah e a Síria e o Irã, e que começam a se manifestar na crise atual. Seriam grupos ligados à Síria.
Os confrontos envolvem apenas partidários xiitas e sunitas. Até o momento não foram registrados choques em áreas cristãs, ou entre grupos cristãos.
"Há combates entre partidários do Movimento Futuro, que é o principal partido da maioria parlamentar, de base sunita, e entre os dois grandes partidos de base xiita, que são o Hizbollah e o Amal.


VAMOS ENTÃO PENSAR:

1) COMO FOI ESSA GUERRA CIVIL DE 15 ANOS, QUE INTERESSES ENVOLVIAM?
2)O QUE É HIZBOLLAH? O QUE É AMAL?

3)POR QUE OS EUA ESTÁ ENVOLVIDO?

4)E A SÍRIA? E O IRÃ?

5)O QUE SÃO OS XIITAS E OS SUNITAS

SE PUDERMOS ENTENDER UM POUCO DESSAS QUESTÕES, PODEMOS ASSISTIR O JORNAL, EU CONFESSO QUE VOU APRENDER AGORA! NUNCA É TARDE, NÉ?

Nenhum comentário: