quinta-feira, 8 de maio de 2008

Onde fica Mianmar?


Ao ver as imagens da destruição provocada pelo ciclone que passou por Mianmar, o que me chamou a atenção foi o fato de que até agora, dois dias depois da tragédia, ainda não foi autorizada a entrada de ajuda humanitária, somente ontem foi permitido o envio de remédios, pastilhas que esterelizam a água e alimentos pela ONU. quero tentar entender o porquê.


Qual a história de Mianmar?

No século 19, o Reino Unido conquistou Mianmar (ex- Birmânia) e incorporou-a ao seu império na Índia. Em 1937, a Birmânia tornou-se uma colônia separada e autogovernada e, em 1948, conquistou a independência.
Em 1962, o general Ne Win conquistou o governo, onde permaneceu até 1988. Em 1989, o nome do país foi alterado para União de Mianmar.
Apesar das eleições legislativas multipartidárias em 1990 que resultaram na vitória do principal partido da oposição --a Liga Nacional para a Democracia (NLD, na sigla em inglês)-- a junta governante se recusou a transmitir o poder.
A líder da NLD e Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, que viveu em prisão domiciliar entre 1989 a 1995 e entre 2000 e 2002, foi presa em maio de 2003 e retornou para a prisão domiciliar.
Em agosto de 2007, após o governo de Mianmar ter inexplicavelmente aumentado o preço do combustível, dezenas de milhares de birmaneses protestaram, liderados por ativistas pró-democracia e monges budistas.
Em setembro de 2007, o governo reprimiu brutalmente os protestos, matando ao menos 13 pessoas e prendendo milhares por participarem das manifestações. Desde então, o regime continua a invadir casas e monastérios e prender pessoas suspeitas de participar dos protestos pró-democracia.
A junta militar indicou o ministro do Trabalho Aung Kyi, em outubro de 2007, para manter contato com Aung San Suu Kyi, que permanece em prisão domiciliar e incomunicável com seus partidários.

Nome: União de Mianmar
Localização: ásia meridional, entre Bangladesh e Tailândia
Capital: Yangun
Divisão: sete Estados
População: 47.758.181
Área: 678,5 quilômetros quadrados
Idiomas: birmanês (oficial), inglês, dialetos regionais
Moeda: kyat
Religião: budista (89%), minorias cristã (4%) e islâmica (4%)
Nacionalidade: mianmarense ou birmanesa
Natureza do Estado: Estado militar
PIB: US$ 13,7 bilhões (R$ 22,6 bilhões)

Nenhum comentário: