quinta-feira, 15 de maio de 2008

Histórico do conflito atual no Líbano

Conflito
A recente crise começou quando o governo aprovou duas medidas que previam uma investigação da rede de telecomunicações do Hizbollah e a exoneração do chefe de segurança do aeroporto de Beirute porque ele seria simpatizante do grupo xiita.
As medidas provocaram a ira do Hizbollah, que respondeu com protestos por Beirute e outros pontos do país e que logo enveredaram para a violência, em batalhas entre milícias pró e anti-governo, em que o grupo xiita (e seus aliados) derrotou as forças governistas, ocupando todo oeste de Beirute.
Combates pesados entre as duas facções na capital Beirute, em Trípoli, no norte, nas montanhas e em outras cidades do leste do país levaram vários estrangeiros e libaneses a deixarem o país.
Beirute oeste chegou a ser ocupada pelo Hizbollah e aliados por dois dias, se retirando depois a pedido do Exército.
A onda de violência, que durou seis dias, deixou ao menos 65 mortos e 200 feridos, na pior crise interna do Líbano desde o fim da última guerra civil (1975-1990).
O Exército libanês posicionou tropas e blindados em diversas regiões do Líbano para tentar garantir a segurança da população civil.
O governo do Líbano acabou voltando atrás na quarta-feira, revogando oficialmente as duas medidas contrárias ao Hizbollah como forma de abrir o caminho para negociações e acalmar a crise.

Nenhum comentário: