sábado, 3 de maio de 2008

Manda Bala: Brazil X Brasil

Documentário norte-americano que traça um retrato sensacionalista da
violência, corrupção e pobreza no Brasil

Manda Bala, filme de 2007, permanece inédito em nosso país, apesar de ter ganhado vários prêmios no exterior, não pode passar no Brasil por causa de uma ação ajuizada por um dos entrevistados, no caso o cirurgião plástico Juarez Avelar, que se indignou por ter dado a entrevista e ter sido informado erroneamente do destino de suas declarações.
No filme, passa-se a impressão que o cirurgião, especialista em reconstrução de orelhas, tem muita demanda de cirurgias em razão dos "sequestros" no país. Pois seria comum serem decepadas orelhas nesses casos.
Essa e outras atrocidades são mostradas no documentário de forma simplista e descontextualizada.
O filme não passou no Brasil, as notícias que temos são somente as oriundas de críticas da época em que o filme foi lançado nos Estados Unidos, onde ganhou vários prêmios. Agora foi lançado em DVD. O interessante é que se algum estrangeiro perguntar nossa opinião sobre o filme pouco saberemos informar pois não pudemos ter acesso.
A foto da rã é por que o filme explora o caso Jader Barbalho em 2001, quando o então senador foi acusado de desviar verba da Sudam(Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e de lavar o dinheiro num ranário paraense. As rãs simbolizam no documentário o caos do Brasil, fazendo uma correlação que o político rouba, o pobre fica sem assistência e o rico é sequestrado pelo pobre, numa equação que parece simples à primeira vista.
É chocante, pode ser exagerado, mas tem um pouco de verdade não?

Nenhum comentário: