terça-feira, 13 de maio de 2008

Hezbollah ou Hizbollah


O HEZBOLLAH, (Hizbollah, Hezbollah ou Hizbullah) que significa "Partido de Deus", em árabe, é um grupo dundamentalista islâmico libanês do ramo xiita, vinculado à Síria e ao Irã. A exemplo do Hamas, nos territórios palestinos, combina um amplo trabalho social entre a população e posições radicais contra o Esado de Israel.
O grupo manteve sua base no sul do Líbano, após o fim da Guerra Civil (1975-1990), e se enraizou na população local. Para muitos libaneses, o Hezbollah foi o único que assumiu a defesa contra os soldados israelenses que ocupavam essa faixa do território do país. A manutenção dos ataques do Hezbollah contra as tropas de Israel causou muitas baixas e elevou as críticas entre os próprios israelenses quanto à manutenção dessa ocupação. Em 2000, Israel decide retirar-se do sul do Líbano.
Do ponto de vista ideológico, o grupo inspira-se na Revolução Islâmica iraniana de 1979, liderada pelos xiitas. O armamento do Hezbollah, que o governo de Israel e dos Estados Unidos atribuem ao Irã, fez do grupo uma poderosa organização militar, como demonstrou nos combates contra Israel em 2006. Sua força, até mesmo no plano eleitoral, decorre também do atendimento que presta às pessoas carentes, por meio de construções de escolas, ambulatórios e creches.
O Hezbollah conta com cinco hospitais, 43 clínicas e duas escolas de enfermagem. Segundo a ONU, ao menos 220 mil pessoas em 130 cidades libanesas se tratam nesses locais. O Hezbollah possui 12 escolas com sete mil alunos e setecentos professores e centros culturais franceses auxiliam no aperfeiçoamento do corpo docente.

Nenhum comentário: