quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bolo de Rapadura, já que falamos na influência moura...

Ontem, comentamos a influência moura sobre Portugal, e de como essa "combinação" adoçou Portugal!

Então, resolvi colocar no blog uma receita de rapadura, já que o alfenim é a herança mais direta dessa influência moura.

Peguei a receita do site do Mais Você, e embora de rapadura, colocaram frutas cristalizadas e uvas passas, o que não tem nada a ver com o nordeste, e faz lembrar um pouco o bolo inglês. Esse bolo tem tanta personalidade que não precisa desses subterfúgios, tira tudo isso. Eu fiz duas vezes com rapadura derretida, então achei melhor ir direto na fonte e fazer logo com o melaço ou mel de engenho ou mel de cana, como queiram. Então substitui a rapadura por uma xícara de mel de engenho. Acrescentei também um cálice de vinho do porto, éeeeeeee , pra ficar bem caracterizado. Só não saberia como substituir o leite condensado por outra coisa mais nordestina... enfim, temos que ceder em alguns pontos, leite condensado é leite condensado! E o bicarbonato de sódio eu nunca tenho em casa, então resolvi tirar de vez da receita!

E acho que por isso não sou boa em doces, por que sempre quero fazer diferente e doces requerem uma certa tradição!

Segue o link, e a "minha" receita! Mas vai lá ver o vídeo, é muito legal! O louro José arrasa...rs.

BOLO DE MEL DE ENGENHO


INGREDIENTES


-1 xícara (chá) de mel de engenho ou a rapadura derretida com água no fogo
-250 g de manteiga sem sal
-1 lata de leite condensado
-4 gemas
-4 claras em neve
-2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó


MODO DE PREPARO


Na batedeira junte a manteiga, uma lata deleite condensado, quatro gemas e bata até formar um creme branco. Bata por 5 minutos. Depois acrescente o mel de engenho. Desligue a batedeira e passe a misturar com uma colher a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture bem. Passe a adicionar, delicadamente, quatro claras em neve. Em uma forma redonda de buraco untada e enfarinhada,despeje a massa e leve ao forno a 180 graus, por 45 minutos. Não espere esfriar para desenformar, pois o melaço pode grudar. E preste atenção, como o mel de engenho desce um pouco, preste muita atenção , esse bolo é fácil de queimar - eu que o diga...

Vou tirar foto e posto depois... esse bolo é tudo de bom, faça e diga que é com mel de engenho... e o cheiro do bolo é algo indescritível... se quiser aguçar o cheiro coloque um pouco de canela... afe, fica ótimo!

Se quiser fazer com rapadura, vá no site do Mais Você e pegue a receita lá, rs, eu deixo!http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Tortas_Bolos/0,,REC1215-7781-88+BOLO+DE+RAPADURA,00.html

Um comentário:

per Irene Cardoso disse...

Da última vez que fiz coloquei o bicarbonato de sódio e ficou de fato bem mais fofinho!