sábado, 26 de abril de 2008

Frases sobre o biocombustível


O relator especial das Nações Unidas pelo direito à alimentação(sociólogo suíço)Jean Ziegler acusou a União Européia, os Estados Unidos e o Japão de serem "totalmente hipócritas ao promoverem os biocombustíveis para reduzir a dependência na importação de petróleo".
Ele explicou que a aumento da demanda em biocombustíveis tem um custo humano. Ele poderá, segundo ele, provocar fome que pode causar a morte de "centenas de milhares de pessoas".
O relator destacou o exemplo do Brasil, onde cada vez mais as antigas plantações de cana são agora utilizadas para produzir biocombustível. As terras à disposição dos agricultores para sua subsistência não cessam de diminuir.
"Posso compreender os governos brasileiros ou mexicanos. Endividados, eles querem encontrar novos mercados mas, do ponto de vista do direito à alimentação é uma catástrofe."




Reação de Lula:


"Entendidos, em termos. Muitas vezes, palpiteiros. É muito fácil alguém ficar sentado em um banco da Suíça dando palpite no Brasil ou na África. É importante vir aqui e pôr o pé no barro para saber como a gente vive, a quantidade de terras que temos e o potencial de produção que temos"

"Não aceito porque eu jamais iria aceitar qualquer tipo de política que fizesse a gente comer nafta e fazer combustível de soja", afirmou. "O que tem de fazer, em vez de ficar chorando, é produzir mais alimentos."

Nenhum comentário: