sexta-feira, 25 de abril de 2008

E o biocombustível?

Ilustração de Ingrid Hanusová

Lula voltou a defender, nessa semana, a produção de biocombustíveis pelo Brasil, negando que afete a segurança alimentar e disse que o Brasil está incomodando outros países.

Em relação ao plantio da cana de açúcar, todos do nordeste sabemos o quanto foi prejudicial essa monocultura ao desenvolvimento sustentável, seja do ponto de vista ambiental, seja do ponto de vista social. Afetou o pequeno produtor, que não tinha mais a sua terra para plantar, influenciando inclusive a sua alimentação. Veja o tipo de comida que se come nesses lugares, carne de sol e macaxeira, exatamente por que não havia mais como plantar outra cultura e criar seus próprios pequenos animais, em razão da expropriação da terra, toda destinada à monocultura da cana de açúcar.
Então, o discurso em negar que estas grandes extensões de terras plantadas somente com cana-de-acúcar, soja ou mamona irão tirar o espaço de outras lavouras ou ainda causar mais desmatamento no cerrado ou na floresta amazônica(caso da soja), deve ser visto com ressalva.
O pesquisador William Laurance, um dos autores sobre os biocombustíveis publicado na revista científica "Science", afirma que : "A produção de cana-de-açúcar usa muita água e ainda provoca a poluição dos rios próximos", explica o pesquisador. "Os fertilizantes nitrogenados usados em grandes quantidades nas plantações, após serem quebrados em óxidos de nitrogênio, também vão afetar a camada de ozônio".
Não tenho opinião formada, e você?


Vamos entender juntos?

Nenhum comentário: