segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aos amigos do Ministério Público

Caros e diletos amigos,

Essas diretorias especializadas são aos moldes das "agências reguladoras" e meu medo é de que só sejam ocupadas por procuradores... então vamos acompanhar essas discussões, lembrem-se, não são CAOPS, são Diretorias, o Anteprojeto deixa bem claro que não são CAOPS.

Fico muito feliz com a possibilidade de ação integrada, dando uma cara às ações do Ministério Público em determinados assuntos, como saúde, consumidor e meio ambiente por exemplo, mas defendo sempre o fortalecimento dos CAOPS, e não sua substitituição.... ora, por que diretorias ao invés de articular o CAOP em todo o Estado...

Saúde é muito importante, mesmo, principalmente saúde mental que não sabemos como agir, pelo menos para mim é um desafio enorme, principalmente depois que participei das conferências de saúde mental municipal, estadual e nacional em BSB, ainda há muito a fazer e o desafio maior é como fazermos em conjunto para identificarmos em nossas ações uma ideia do MPPE e não atos isolados, tudo isso sem ferir nossa autonomia que não pode ser desculpa para deixarmos de estar antenados com um avanço proposto por um CAOP, por exemplo. Quantas capacitações convocadas pelo Procurador Geral, A PEDIDO DO GT RACISMO, DA EDUCAÇÃO, DOS CAOP MEIO AMBIENTE, DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE, DA PROMOTORIA DO IDOSO e não aparece quase ninguém, nossa autonomia tão desejada nos leva a uma arrogância absoluta de não precisar pensar em conjunto.

Admiro Ivana por hoje ser identidicada por todos nós como a "saúde" no MP, poderia ser diferente se tívessemos um CAOP da saúde, e aí sim o CAOP regionalizar ações.... mas também o fato de não ter CAOP não foi desculpa para pessoas como Ivana se colocarem à disposição e compartilhar ideias, ações, sensibilizações e afe , muito trabalho.

É o caso de Yélena, também, que não reclamou o fato de não existir Caop do idoso e saiu de porta em porta levando sua experiência, e incansável ainda, almeja uma ação conjunta do MP, nossa , movida a muito trabalho.

É o caso de Dr.a Bernadete, de Marco Aurélio, de Judith que não esperaram acontecer, fizeram a sua parte e continuam fazendo.

Enquanto isso eu fico aqui transformando PIP em IC apenas para não perder prazo para a Corregedoria não pegar no meu pé sem ninguém ver as ações em conjunto que não tem visibilidade no MP para o Promotor que não está na capital, é verdade, me mande o primeiro e-mail quem pensar diferente ou for tratado diferente.

Precisamos exigir o fortalecimento e a criação de novos CAOPS, e que estejam lá pessoas que de fato gostem de trabalhar o coletivo, o social e que ainda sonhem com um MPPE para o qual fizemos nosso concurso.

caros e diletos amigos , abraços a todos e saudades!
Irene Cardoso Sousa

2 comentários:

Promotor de Justiça Ricardo Coelho disse...

Concordo plenamente Irene, voce foi pontual identificando um problema estrategico para o MPPE. Os CAOPS dependem muito das pessoas que estao la e dimensionam (ou não) o cargo, na sua verdadeira dimensao estadual e cidadania. Devemos criar novos CAOPS e instrumentaliza-los para que possam funcionar, com as pessoas certas, que saibam fazer a diferenca, como voce, que dignifica o MP. Grande abraco ! Parabens pelas ideias e pelo belo trabalho ! Ricardo Coelho MPPE

Cal Magalhães disse...

Vc tá danada mesmo!!!
bj grande!!!
Cal.