quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nossos filhos estudarão mandarim?



Oblíquo é o fenômeno mais recente, o mandarim, a língua chinesa moderna, que se considerada um idioma único no território chinês e separado, torna-se o mais falado no mundo, não como língua materna, mas resultado de uma fusão de dialetos. A língua oficial da China desde 1956 não foi imposta por um colonizador extramuros, mas por um mercado ávido de “padronização” midiático em seu próprio território e negociações comerciais para o exterior, a despeito dos inúmeros dialetos local, e quiçá também logo desejada pelos jovens do mundo inteiro em seu currículo. Há notícias de casos extremos nos Estados Unidos em que executivos contratam babás chinesas para ensinar a língua aos bebês, para que os filhos possam aprender mandarim mais cedo. Uma espontaneidade inversa à violência a que eram submetidas as crianças aborígenes que eram retiradas à força de suas mães para esquecer a língua materna e assimilarem mais cedo a cultura dos australianos brancos.




No documentário "Idiomas no mundo", cujo link consta nesse blog, percebe-se o poder do mandarim, e a dúvida da jovem mãe ,q ue não foi educada no mandarim, e se diz certa de ensinar ao seu filho em casa, a nova língua. Inclusive no ambiente de trabalho há aviso expresso na entrada para que seja falado apenas o mandarim entre os funcionários, ou seja, ainda não é "natural".



Fico me perguntando se daqui a poucos anos não estarei matriculando meus filhos em uma escola para aprender mandarim, para falar a verdade, acho que não tardará muito...

Irene


Um exemplo de curso de mandarim no Recife:


Chinês Mandarim – A língua que falta no seu currículo.

Por que aprender Chinês? Há muitas razões! Primeiro, Chinês é o idioma de quase ¼ da população do mundo. Segundo, aprender Chinês é uma extraordinária e agradável experiência através da qual você pode aprofundar seu conhecimento em uma cultura diferente. Terceiro, a cultura tradicional Chinesa tem um enorme influência no oriente e nações do sudeste da Ásia. Último, mas não menos importante, a república da China atualmente ostenta a mais rápida economia crescente no mundo e é conceituada como potencialmente o maior mercado mundial no século vinte e um. O que está esperando? Aprenda a falar e escrever Chinês Mandarim conosco.

Professor: Chen Pin
Aulas: Sextas – nível básico
Sábados – nível básico e avançado
Horários: Tarde - Noite
Local: Salão Principal (IBPS – Recife)
Contribuição Mensal: R$ 60,00
Duração: Indeterminada
Participantes: 15 por turma

Fonte dessa propaganda na net:

http://www.templozulai.org.br/recife/cursos.html

Nenhum comentário: