sábado, 23 de julho de 2011

IDIOMAS NO MUNDO - DOCUMENTÁRIO


Algumas situações na vida acontecem ao mesmo tempo, que se planejássemos não poderia dar tão certo. Foi assim que aconteceu comigo nesse semestre. O primeiro livro do Clube de Leitura que estou frequentando na Livraria Cultura foi Infância, de Coetzee, que me chamou atenção pela questão do conflito do personagem principal sobre sua condição de africânder, que negava a todo momento, dando “graças a Deus” que em casa falavam inglês, considerando-se, até certo ponto, inglês. O segundo livro foi O triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, nosso Policarpo, que no anseio de um nacionalismo extremo submete uma proposta para que o Congresso mude a língua portuguesa para o tupi, e aí eu fui invadida de um choque de extrema potência diante daquele Policarpo, sonhador, utópico, com ideiais. E me perguntei, onde está a Irene-Policarpo... Quando foi o momento de pensar o trabalho final da disciplina de Sociologia da Sociedade Africana, não tive dúvidas, queria abordar algo que envolvesse o livro de Coetzee, e assim, cheguei na abordagem de língua e nação. Bom, minha mãe ficou doente e eu fui a Teresina para vê-la, e lá assisti a um documentário sobre Idiomas no Mundo, e que eu comentarei nos próximos dias, abordando algumas partes, mas eu recomendo mesmo que o assistam.


Eis o link:


Nenhum comentário: