quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mianmar e Indonésia

A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi, que foi liberada de sua prisão domiciliar em novembro passado, se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira com um ministro do novo governo civil de Mianmar, segundo uma fonte do governo.

Desde que foi libertada em novembro passado que a prémio Nobel da Paz afirmou estar pronta para dialogar com o regime. O encontro anterior realizou-se no início de 2010 quando a dissidente estava em prisão domiciliária.


Hillary pede democracia em Mianmar e no mundo árabe

AE-AP - Agência Estado
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, está pedindo à Indonésia que promova a democracia em Mianmar e nos países do Oriente Médio e do norte da África no auge da revolta popular. Ela afirmou que sua bem-sucedida transição da ditadura e seu status de uma vibrante democracia de maioria muçulmana a tornam um modelo ideal para Mianmar e o mundo árabe.

Em reuniões com autoridades indonésias neste domingo, em Bali, Hillary disse que a recente história do país "fornece um exemplo para transição para um governo civil e para construção de fortes instituições democráticas." Segundo ela, a Indonésia deu passos significativos em direção à democracia, mostrando que o islamismo pode coexistir com este tipo de governo.

"Nunca houve um momento melhor para os indonésios compartilharem o que aprenderam em sua própria transição para democracia com o povo do Egito, da Tunísia e de outras nações que agora estão na mesma jornada difícil", afirmou a secretária de Estado dos EUA.

A Indonésia, um país de mais de 237 milhões de pessoas, foi governada desde o final da Segunda Guerra Mundial pelos ditadores Sukarno e Suharto. Suharto foi deposto na revolta popular de 1998. As informações são da AP

Nenhum comentário: