domingo, 15 de junho de 2008

Golpe moral nas Farc X autonomia de Zulia... o que significa...


O presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs um acordo político entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para resolver o conflito no país.
O presidente se referiu ao tema ao ser questionado sobre a morte do máximo chefe das Farc, Pedro Marín Bernal, conhecido como "Manuel Marulanda" ou "Tirofijo" por um "ataque cardíaco" em 26 de março, segundo confirmou a própria guerrilha.
Na última semana, o presidente do Equador, Rafael Correa, também pediu as Farc que deixem as armas e libertem de forma incondicional todos os reféns em seu poder. O equatoriano também disse ao grupo para iniciar conversas políticas e diplomáticas.

A presença da guerrilha é, na visão de Chavéz, um dos pretextos dos EUA para reativar a IV Frota e, agora, propor ao presidente colombiano, Álvaro Uribe, a transferência para seu país da base “antidrogas” de Manta, que será despejada pelo governo do Equador. O governo da Venezuela tem motivos para recear que a base seja instalada perto da sua fronteira e seja utilizada para promover uma “mudança de regime” ou apoiar um eventual movimento separatista do estado de Zulia.


Zulia, juntamente com a província equatoriana de Guayas e o departamento boliviano de Santa Cruz – todos territórios prósperos com governos locais neoliberais que não querem acatar governos nacionais populares – participa de um Foro Internacional sobre Liberdade e Autonomia Regional.

Nenhum comentário: