quarta-feira, 11 de junho de 2008

O que é a relação Sul-Sul?


Poderíamos chamar de relação sul-sul prioritariamente à política externa brasileira em face da América do Sul: o MERCOSUL e a cooperação sul-americana em termos mais gerais que, dentro do arco das atuações externas do país identificaria em primeiro plano uma relação sul-sul.
Por outro lado, a cooperação do Brasil com outros países identificados mais recentemente como “grandes mercados emergentes” e system-affecting, em outros continentes, como é o caso da África do Sul, Índia, China e, em diferente medida, da Rússia, é que tem sido chamado categoricamente de relação sul-sul.
A potencialidade das relações entre África do Sul, Índia e Brasil é de uma grandeza incomensurável e ainda não foi descoberta porque, durante décadas e décadas, deu-se prioridade e quase exclusividade para uma relação muito forte com os países do Norte, leia-se Estados Unidos, em termos mais radicais.
O termo sul-sul, entretanto, significa mais que uma posição geográfica, esta inserido aí posições políticas, econômicas e sociais que dão nova tonalidade a relações de países que não estão mais sob o domínio dos Estados Unidos.
Nesse contexto é que nessa semana iremos além e analisaremos outra relação sul-sul que desponta ainda mais inovadora. A relação entre América Latina e Países Árabes. Seja Israel ou Irã.

Assim, iremos acrescentar novos olhares aos nossos estudos que cada vez mais aproxima esses dois pólos. Já foi com grata satisfação que descobri que a maior comunidade libanesa do mundo encontra-se no Brasil. E só aí lembrei que em todas as cidades temos um clube sírio-libanês, lembrando que já temos um tópico sobre porque a relação Síria-Líbano é tão próxima.



Abraços a todos e a todas as minhas 3 leitoras, Juçara, Cláudia e Camila. Amiiiiiiigas!

Um comentário:

Reinofy Duarte disse...

Puxa, que esclarecedor.